2015 – Secretaria de Estado de Educação MG

  • A partir de então, a dinâmica de atuação do CHS ganhou outros contornos. Elzelina Dóris passou a trabalhar também na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, na Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, atual Coordenação de temáticas especiais e transversalidade curricular, setor responsável pela Educação para as Relações Étnico-raciais, com o objetivo de contribuir para o conhecimento e os estudos relacionados à diversidade étnica da população brasileira, proporcionando melhoria das relações de convívio social no ambiente escolar, estimulando e apoiando práticas pedagógicas voltadas para a valorização da cultura e história do povo negro. Uma das ações coordenadas pela Superintendência de Modalidades e Temáticas é a Campanha Afroconsciência: com essa história a escola tem tudo a ver, lançada em 2015, com o objetivo de fomentar ações nas escolas voltadas para a superação ao preconceito racial e de reconhecimento e valorização da história e da cultura afro-brasileira.

    Em 28 de abril, o CHS participou do II Festival Literário de Santa Luzia, no Sesc Santa Luzia.

    Em 15 de julho, o Cantando e Contando a História do Samba ministrou três aulas abertas no 47º Festival de Inverno da UFMG.

    Em 25 de novembro, foi realizada a oficina Cantando e Contando a História do Samba: Samba, Escola & Comunidades em diálogo, dirigida aos professores da Escola Municipal Professora Consuelita Cândida, localizada no bairro Jardim Belmonte/BH. A oficina teve como finalidade dar continuidade à experiência educativa e pedagógica do CHS, possibilitando maior acesso à informação e às experiências inovadoras no campo da cidadania e da identidade nacional.
    Em 02 de setembro, encerramento da AMAC – Associação Musical Artística e Cultural.