Apresentação

  • O Programa Cantando e Contando a História do Samba foi idealizado como um projeto em novembro de 2000 pela cantora e educadora Elzelina Dóris, em Belo Horizonte, com o objetivo de valorizar a história social do samba e, assim, desenvolver a integração social, o bem-estar, contribuir para a construção de uma cultura de paz e o fortalecimento da identidade de pessoas negras e não negras. A partir da evocação da memória musical, num gesto de reivindicação e atualização desta memória, e de partilha do sensível, trabalha-se pedagogicamente a experienciação dessa genuína manifestação da cultura negra brasileira, que é o samba.

    As escolas, da rede pública e particular, são o principal espaço de atuação do CHS. A proposta é construir coletivamente, com corpo docente e discente, um espaço de aprendizagem e valorização dos momentos em que a música se inscreve no tempo e na história. E também contribuir na formação cultural de profissionais da educação, compartilhando caminhos para fomentar o desenvolvimento da sociabilidade, da integração, do bem-estar nas escolas, e o comprometimento com o processo de efetivação da Lei nº 10.639 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Para isso, são desenvolvidas com crianças e jovens atividades prazerosas, lúdicas e educativas, baseadas na musicalidade rítmica do samba e na poesia, buscando o envolvimento de professoras e professores de diversas áreas do conhecimento.

    Em 2020, o Cantando e Contando a História do Samba, coordenado por Dóris, comemora seus 20 anos de trajetória articulando formação, informação, conhecimento, história e a importância da cultura afro-brasileira e de matriz africana para a afirmação da identidade étnico-racial. O CHS celebra essas duas décadas de encontros, aprendizados, afetos, valorização da ancestralidade negra e compromisso com a preservação e atualização da memória afro-brasileira, e se lança aos novos tempos com a alegria de sempre.