Fundação Palmares e AMAC promovem seminário nos dias 01 e 02 de dezembro na UFMG

  • 27 de novembro de 2011 em 8:02
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  • A Fundação Cultural Palmares realizará, nos dia 01 e 02 de dezembro, o primeiro seminário do projeto “Cantando e Contando a História do Samba” na cidade de Belo Horizonte. No próximo ano, serão promovidos mais 09 (nove) seminários em diversos estados brasileiros, que abordarão a História e a Cultura afro-brasileira, por meio da centralidade da cultura: a dança, a música, a religião, a arte, os ritos, as tradições.

    Em janeiro de 2003, entrou em vigor a Lei 10.639, que torna obrigatório, no currículo da Educação Básica, o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira, delineada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira (2005).  A implementação da Lei 10.639/03 no currículo oficial da Rede de Ensino reitera a necessidade de projetos que discutam a questão étnico-racial, que fomentem diálogos que tenham nexos com a realidade social e cultural do negro, valorizando as diferenças e a diversidade da nação brasileira desde a educação infantil.

    Assim, no intuito de construir uma prática pedagógica que destaque o negro como sujeito ativo na construção de nossa sociedade, visando promover ações afirmativas e educativas de combate ao racismo e às discriminações, a Fundação pretende realizar este ciclo de seminários.

    O seminário será composto por palestras, debates, mini-cursos com abordagem das temáticas relativas às leis, relato de experiências exitosas apresentadas pelo público e apresentações culturais.

    A FCP pretende que a realização dos seminários atue como instrumento teórico e metodológico dirigidos a professores, educadores, pesquisadores, estudantes universitários, gestores públicos, acadêmicos, movimentos sociais e entidades afins, com a finalidade de aplicar a experiência educativa e pedagógica do projeto Cantando e Contando a História do Samba, de autoria da Associação Musical Artística e Cultural – AMAC, na rede de ensino da Educação Básica, ampliando a equipe de multiplicadores e facilitadores.

    Os Seminários contribuirão para a implementação da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.769/2008 – que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica – buscando a inclusão da questão racial na escola, compreendendo, na prática pedagógica, que todas as identidades se constroem e se manifestam ao longo do processo social e de formação humana. Estes terão a duração de dois dias e serão realizados em 10 (dez) estados brasileiros. Cada seminário terá a participação direta de 160 professores, educadores, pesquisadores, estudantes universitários, gestores públicos, acadêmicos, movimentos sociais e entidades afins.

    Essa atividade busca valorizar a importante história social do samba, a partir da sua memória musical, e tem como objetivo promover o desenvolvimento de uma integração social, o bem estar e a construção de uma cultura de paz.

    O Cantando e Contando a História do Samba foi desenvolvido para professores das diversas áreas do conhecimento, de escolas da rede pública e particular, para oferecer a estes profissionais estratégias de intervenção pedagógica que favoreçam a construção de atividades lúdicas com base na musicalidade rítmica do samba, e abrange o conhecimento sobre a história da África e a importância da cultura afro-brasileira para a afirmação da identidade étnica racial.

    O projeto conta e valoriza a história do samba, gêneromusical de raízes africanas surgido no Brasil, considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, como produto da resistência da cultura negra.

    Histórico – O projeto foi realizado em mais de 93 escolas do estado de Minas Gerais, envolvendo cerca de 2.880 professores e 79.600 alunos. Ganhador do Prêmio Educar para a Igualdade Racial – Experiências de Promoção da Igualdade racial/étnica no ambiente escolar, instituído pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade -CEERT/SP, recebeu apoio da Fundação Ford, da Coordenadoria Assuntos da População Negra da Prefeitura de SP, SESC/SP, UNESCO e UNICEF.

    Idealizado pela educadora Elzelina Doris, o projeto trabalha a formação educacional com base na pluralidade cultural e na diversidade humana. A Equipe pedagógica responsável pela metodologia é constituída por especialistas em pedagogia, filosofia, história, arte-educação, direitos humanos, com competência técnica para atuar em processos pedagógicos, educativos e sociais.

    A realização do Cantando e Contando a História do Samba faz parte de uma série de atividades propostas pelo Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da Fundação Cultural Palmares, com objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade civil e demais órgãos dos Governos Estaduais e Federal, que reconheçam e promovam os direitos humanos, os valores éticos, o reconhecimento da diversidade de manifestações culturais de matriz africana, a inclusão e a cidadania cultural. Essas ações estão em conformidade com as diretrizes formuladas pelo Fórum Nacional dos Direitos da Cidadania do governo da presidente Dilma Rousseff.

    Site: www.amacmg.org.br

 

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