Criada em 1988, a Fundação Cultural Palmares é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura que tem a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira. Preocupada com a igualdade racial e com a valorização das manifestações de matriz africana, a Palmares formula e implanta políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do País.
A AMAC – Associação Musical Artística e Cultural é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que propõe promover o fomento e a difusão do samba através de projetos e atividades que contribuam para a produção de novos bens culturais, assim como a preservação e a divulgação da cultura estilo musical do samba.
Em Minas Gerais, a primeira instituição de nível superior - a Escola de Farmácia, de Ouro Preto - data de 1839. Em 1875 é criada a Escola de Minas e, em 1892, já no período republicano, a antiga capital do Estado ganha também a Faculdade de Direito.
Em 1898, com a mudança da capital, a Faculdade de Direito é transferida para Belo Horizonte. Depois, em 1907, criou-se a Escola Livre de Odontologia e, quatro anos mais tarde, a Faculdade de Medicina e a Escola de Engenharia. E em 1911, surge o curso de Farmácia, anexo à Escola Livre de Odontologia.
Secretária Municipal de Educação: Macaé Evaristo
A Cidade que prioriza o Ensino
Em Belo Horizonte, a educação é mais que direito e dever: é prioridade. Anualmente, a capital mineira destina cerca de 30,5% do orçamento municipal à Educação. Os princípios da democracia regem todas as ações da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Por meio do Cadastro Escolar, Belo Horizonte garante o acesso a todos, respeitando o direito do aluno de estudar próximo à sua residência.
O Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Minas Gerais tem como finalidade acompanhar, propor, subsidiar, avaliar e discutir a implementação da Lei de Diretrizes e Bases, artigos 26A, 79A e 79B, alterados pelo advento da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo escolar dos níveis e modalidades da Educação Básica na rede pública e privada.
Associação dos Servidores da UFMG.
A Assufemg convida todos a assistirem ao Show Musical de Dóris e Banda com participação de Dona Jandira , no dia 01 de dezembro (quinta-feira), de 19h30 às 21h30. E na sexta-feira, 02 de dezembro, Dia Nacional do Samba, às 19h30, Show Musical de Dóris com participação da Velha Guarda do Samba de BH. As apresentações serão no Espaço Cultural Francisco de Assis Motta(Assufemg) e fazem parte do projeto “Cantando a História do Samba” um programa de estudo da Cultura Afrobra