PALESTRA NA FESTA DO SAMBA 2012
Cantando e contando a história do samba é um chamado divino, diz Dóris, no início de sua palestra. Ela que, cresceu ouvindo samba, sem saber sobre a sua história; hoje, o investiga, pesquisa, refaz sua trajetória e explora toda a sua identidade.
Cantando e contando sobre as composições de sambistas como Ronaldo Coisa Nossa, Leci Brandão e Toninho Gerais, ela fala sobre a popularização do samba do morro, vai das antigas composições de Zé Kettie a Paulo César Pinheiro, falando sobre a favela, sobre sua realidade, sua poesia e sua relação com o samba.
Assim como Caetano, apresenta o Rio mais baiano ao falar da origem do samba. Traz a tona a presença dos Orixás, da cultura negra e expõe um ponto de vista válido sobre a presença destes elementos na cultura do samba. Em 1 hora e 30 minutos de palestra, ela explora as diferentes vertentes do samba com extrema paixão e sólidos argumentos.
Doris, cantou, contou e encantou o público presente, que terminou a palestra cantando em uma só voz, Opinião, música de Zé Keti que fechou com chave de ouro, este momento único.
Opinião – Zé Keti
Podem me prender
Podem me bater
Podem, até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião
Daqui do morro
Eu não saio, não
Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso
E ponho na sopa
E deixa andar
Fale de mim quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã, seu doutor
Estou pertinho do céu
Fonte: http://festadosamba2012.blogspot.com.br/2012/12/doris-cantando-e-contando-historia-do.html?spref=fb