Material Didático

  • Caderno de Textos

    O Caderno de Textos é um suporte pedagógico e interativo onde a informação cumpre o papel de facilitar a ação sócio-cultural que envolve o processo de aprendizagem. O caderno busca trocar, difundir e ampliar as experiências educacionais com projetos inovadores no campo das manifestações culturais e artísticas dentro do ambiente escolar. Com o caderno educadores, professores, pedagogos, pais e alunos, agentes culturais e comunitários, podem viabilizar atividades educativas e culturais simultâneas, reunindo no mesmo espaço e tempo, história e cultura, lazer e entretenimento. Onde a música busca fazer a ponte entre o samba tradicional até a fusão de estilos musicais mais contemporâneos como o samba-canção, a bossa-nova, o samba-reggae e outras vertentes da música brasileira. Caderno conta parte dessa história com simplicidade e alegria e implica no princípio de um outro relacionamento com o mundo. Sempre pode existir ao lado do trabalho – a possibilidade de interação lúdica das pessoas, a valorização do ser humano e da auto-estima em todos nós. Os novos parâmetros curriculares nacionais ressaltam que, “para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos, é necessário que todos tenham a oportunidade
    de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula, envolvendo pessoas de fora no enriquecimento do ensino, e promovendo interação com os grupos musicais e artísticos das localidades”.

     

     

    Cd “Dóris Canta Samba”

    O CD DÓRIS CANTA SAMBA é um complemento do projeto, pois é utilizado para o desenvolvimento de atividades educativas e culturais voltadas para a promoção da igualdade racial no ambiente escolar colaborando com o processo de implementação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira.

    Um exemplo é a última faixa do CD em que artistas e músicos convidados demonstram a diferença de ritmos que deram origem ao samba, entre eles, o jongo, o maxixe, o ijexá, choro, samba-canção, samba de breque, samba-enredo, partido alto, bossa nova e samba-reggae.

  • Curta nosso Facebook

     

  • Photo Gallery