Em seminário, educadores e gestores da Regional de Poços de Caldas discutem ações e projetos da Secretaria

  • 1 de março de 2016 em 8:39
  • Encontro teve início ontem e se encerra nesta terça-feira (01/03)

    Desde ontem (29/02) diretores e vice-diretores, especialistas e professores das escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Poços de Caldas participam do “1º Seminário diretrizes da Política Educacional de Minas Gerais – Educação Básica, Diversidade e Inclusão”. O encontro conta com a participação de cerca de 250 profissionais da Educação.

    Durante o encontro, os educadores estão tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre ações e projetos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) a partir do diálogo com os superintendentes de diferentes áreas. “Esse Seminário tem por objetivo fazer com que as políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação cheguem efetivamente nas salas de aula”, destaca a diretora da regional Rosimar do Prado Carvalho.

    Jal Ferreira do Nascimento é diretor da Escola Estadual Indígena Xucuru Kariri Warcanã de Aruanã, na aldeia Xucuru-Kariri, no município de Caldas. Para ele, o seminário é um momento de troca de experiências entre os educadores. “Antes, a nossa escola era esquecida e agora está sendo reconhecida. Estamos sendo inseridos em outras
    comunidades que não conhecíamos e mostrando os ensinamentos da nossa escola e a nossa cultura”, conta.

    Professora na mesma escola, Giselma Ferreira de Brito, ressaltou a importância da visibilidade que vem sendo dada às questões ligadas à diversidade. “Estamos sendo apoiados e estão deixando a gente falar das experiências que cada escola desenvolve. Eles entendem que cada uma tem sua particularidade”.

    A diversidade e a inclusão também foram temas destacados pela diretora da Escola Estadual Doutor João Eugenio de Almeida, em Poços de Caldas, Vanda Maria da Silva.
    “Tínhamos uma urgência de trabalhar essa questão de forma mais sistematizada. Da forma como está sendo colocada, acreditamos que vamos conseguir atender às necessidades de nossas escolas de uma forma mais pontual e expressiva”.

    As mudanças no Ensino Médio Noturno e na Educação de Jovens e Adultos foram alguns dos temas discutidos durante o encontro. A partir deste ano, os alunos do noturno contam com um horário de 45 minutos por semana que é destinado a uma nova disciplina a “Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM)”. A disciplina é ministrada de forma interdisciplinar e conjunta, por professores das áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza. A proposta éque os estudantes usem conhecimento e prática, elaborando projetos que conciliem suas potencialidades às necessidades de seu ambiente de trabalho ou estágio. Também foram apresentados os itinerários pedagógicos e as ações da SEE para elevação da escolaridade dos estudantes do Ensino Fundamental.

    Participaram do Seminário a superintendente de Modalidades Temáticas Especiais de Ensino, Iara Félix Viana e a assessora, Elzelina Dóris dos Santos; a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Cecília Resende Alves; e o superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Adelson França Jr.

    Fonte: https://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/7776-em-seminarioeducadores-e-gestores-da-regional-de-pocos-de-caldas-discutem-acoes-e-projetos-dasecretaria