Mini Curso – Literatura Afro-brasileira

    •   logo4
    • Presentation speakers
      • Rosane Pires, Formada em letras, mestre em Teoria da Literatura, professora da rede pública de Belo Horizonte - educadora de jovens e adultos, proprietária da Sobá Livraria Étnica.

    Oficina de Literatura Afro-Brasileira – construindo identidade

    A reflexão que propomos traz uma série de atividades desenvolvidas através de textos literários de diversos autores, ilustrados por diferentes artistas plásticos, cujos temas perpassam cenas do cotidiano de crianças e jovens negros e negras de nossa sociedade.

    A ausência de referência positiva na vida da criança negra na escola e na família, bem como nos livros didáticos e nos literários, e, ainda, nos espaços outros de civilidade existente no ambiente escolar, esgarçam a construção da auto-estima positiva dessa criança.

    Essa oficina é uma proposta subsidiária para que você, educador e educadora, possibilite aos seus estudantes, meninos e meninas, se verem representados de maneira positiva, ouvirem verdades outras sua ancestralidade, sua história passada e presente e que os façam se sentir inseridos em nossa sociedade com suas diferenças e seus direitos preservados.

    A metodologia sugerida para a utilização dos textos consiste na escolha da obra literária de acordo com a faixa etária e nível de leitura do grupo. Após, inicia-se todo um processo de contextualização da narrativa acrescendo às informações presentes no próprio texto literário sua contribuição.

    Para apoiar a metodologia pode-se recorrer ao conceito de memória, como um espaço de extrema simbologia que acumula experiências positivas e negativas que “formam o patrimônio cultural de cada pessoa”. A proposta se ancora na seguinte questão: Que orgulho tem a criança negra quando busca na memória a história de seu povo?

    Na tentativa de responder a essa questão, a oficina de desenvolve com muitas ações de formação, que perspassam o uso de data show para vídeos e filmes, músicas e instrumentos musicais de matriz africana e, ainda, muitas informações a respeito do continente africano.

    Disponibilizamos, também, uma listagem do Para Saber Mais, com sugestões de atividades, livros, sites, textos, ongs, instituições governamentais, espaços vários onde será possível qualquer participante acumular mais material e formação sobre o tema abordado.

     

    Objetivos para a Reflexão com os textos literários utilizados na Oficina:

    • Positivar a presença negra na formação do povo brasileiro evidenciando a afrodescendência através das histórias de resistências do povo negro, de imagens de negros e negras ilustres;

    • Valorizar a identidade étnica e cultural dos educandos fortalecendo sua auto-estima positiva;

    • Apropriar-se do universo cultural, estético e simbólico das culturas africanas e afrobrasileira;

    • Desconstruir estereótipos dos afro-brasileiros presentes em diversos momentos do processo escolar dos alunos e alunas;

    • Construir positivamente a afrodescendência dos educandos;

    • Possibilitar aos educandos via literatura, conhecerem outros grupos étnicos e culturais;

    • Possibilitar aos educandos a construção de uma prática de tolerância à diversidade.

     

    Rosane Pires

  • Curta nosso Facebook

     

  • Photo Gallery